Curso Online de Psicologia e Desenvolvimento dos Bebês

Compreender aspectos gerais do desenvolvimento humano e, em específico, o desenvolvimento ideal dos bebês e o importante papel da comunicação entre mãe-bebê.

Carga horária: 160 Horas

Início a partir de: Hoje

Curso disponível por: 60 dias

Confira os preços e descontos exclusivos com nossos consultores.
Central de Vendas WhatsApp: (11) 96861-3026.
Fale agora por chat, ligue para 0800 707 4520 ou

  • Certificado Digital
  • Tutoria Online
  • Material em PDF
  • 12x R$ 24,17

    à vista R$ 289,99

  • EM BREVE!
Público-Alvo

* Curso restrito para graduados e estudantes da área mediante documentação.

Profissionais, estudantes e profissionais das áreas de psicologia interessados em conhecer a psicologia do desenvolvimento.

Conteúdo programático
  • MÓDULO 1
  • Introdução
  • Como vai o bebê?
  • Histórico dos estudos relacionados ao bebê;
  • Desenvolvimento normal e anormal em duas visões: desenvolvimentista e psicanalítica;
  • Visão desenvolvimentista;
  • Perspectivas do desenvolvimento;
  • O desenvolvimento segundo vários autores;
  • Desenvolvimento físico inicial;
  • Desenvolvimento motor;
  • Desenvolvimento cognitivo;
  • Desenvolvimento psicossocial;
  • Desenvolvimento do bebê;
  • O desenvolvimento segundo Piaget;
  • Visão psicanalítica;
  • A função do brincar no desenvolvimento infantil;
  • O brincar em Melanie Klein;
  • O brincar em Winnicott;
  • Palavra da autora;
  • MÓDULO 2
  • Prevenção e antecipação;
  • Tipos de prevenção;
  • Tratamento psicanalítico em bebês;
  • Segundo estudos de Myriam Szejer;
  • Segundo estudos de Rosine Debray;
  • Considerações;
  • MÓDULO 3
  • A observação como método e casos clínicos;
  • De feto a criança - estudo da doutora Alessandra Piontelli;
  • A mãe como facilitadora do desenvolvimento saudável;
  • Interação mãe-bebê;
  • Experiências na maternidade;
  • Constituição psíquica: o nascimento do sujeito;
  • Desenvolvendo os laços afetivos: o apego;
  • Apego e teoria Winnicottiana - contextualizações atuais;
  • Palavra da autora;
  • MÓDULO 4
  • A comunicação entre a mãe e o bebê;
  • Algumas dicas à mãe, ao psicólogo e aos demais cuidadores;
  • Os porquês... dos adultos (revista veja, 1998);
  • MÓDULO 5
  • Conceito de psicologia do desenvolvimento;
  • Histórico do desenvolvimento da infância desde a idade média até os dias de hoje;
  • A importância do estudo da psicologia do desenvolvimento;
  • Fatores que influenciam o desenvolvimento humano;
  • Aspectos do desenvolvimento humano;
  • Determinantes do desenvolvimento psíquico;
  • Relações entre desenvolvimento cognitivo e afetivo;
  • Contribuições da psicanálise para o estudo do desenvolvimento psíquico;
  • Contribuições da genética para o desenvolvimento humano e as influências da hereditariedade e o ambiente para o indivíduo;
  • MÓDULO 6
  • Desenvolvimento pré-natal;
  • Período do embrião;
  • Período do feto;
  • O processo de nascimento;
  • Trabalho de parto;
  • Complicações no processo de nascimento;
  • Psicologia da gravidez;
  • A maternidade;
  • O recém-nascido: suas capacidades sensoriais;
  • O bebê e o primeiro ano de vida;
  • MÓDULO 7
  • Introdução;
  • Desenvolvimento físico, motor, perceptivo, cognitivo, social e da personalidade da criança de 0 a 2 anos;
  • Desenvolvimento físico;
  • Desenvolvimento motor;
  • Desenvolvimento perceptivo;
  • Desenvolvimento cognitivo;
  • Desenvolvimento da linguagem;
  • Desenvolvimento social e da personalidade;
  • Emoções;
  • Teoria do apego;
  • Desenvolvimento físico, motor, cognitivo, da linguagem, social e da personalidade da criança pré-escolar (2 a 6 anos);
  • Desenvolvimento físico;
  • Desenvolvimento motor;
  • Desenvolvimento cognitivo;
  • Desenvolvimento da linguagem;
  • Desenvolvimento social e da personalidade;
  • A influência na criação dos filhos;
  • Desenvolvimento físico, motor, cognitivo, social e da personalidade da criança pré-escolar (6 a 12 anos);
  • Desenvolvimento físico;
  • Desenvolvimento motor;
  • Desenvolvimento cognitivo;
  • Desenvolvimento social e da personalidade;
  • Princípios sobre o desenvolvimento para Winnicott;
  • Quem foi Winnicott?
  • Concepções do desenvolvimento emocional e físico da criança;
  • Relação entre mãe e bebê;
  • Relação da criança com a família;
  • Diferenças de uma criança normal para uma delinquente;
  • A criança e o brincar;
  • Princípios sobre o desenvolvimento para Melaine Klein;
  • Biografia de Melaine Klein;
  • Características da análise Kleiniana;
  • Princípios sobre o desenvolvimento para Arminda Aberastury;
  • Trajetória e lógica profissional da autora Arminda Aberastury;
  • Pontos relevantes na psicologia do adolescente;
  • MÓDULO 8
  • Adolescência: desenvolvimento físico, cognitivo, social e da personalidade do adolescente;
  • Desenvolvimento físico;
  • Desenvolvimento cognitivo;
  • Desenvolvimento social e da personalidade;
  • Adolescente e o mundo do trabalho;
  • A vida adulta: desenvolvimento físico, cognitivo, social e da personalidade do adulto;
  • Desenvolvimento físico;
  • Desenvolvimento cognitivo;
  • Educação e o mundo do trabalho;
  • Desenvolvimento social e da personalidade;
  • Meia idade: desenvolvimento físico, cognitivo, social e da personalidade do adulto;
  • Desenvolvimento físico;
  • Desenvolvimento cognitivo;
  • Educação, trabalho e lazer;
  • Desenvolvimento social e da personalidade;
  • Terceira idade: desenvolvimento físico, cognitivo, social e da personalidade do idoso;
  • Desenvolvimento físico;
  • Desenvolvimento cognitivo;
  • Desenvolvimento social e da personalidade;
  • A Morte e o Morrer;
  • MÓDULO 9
  • Princípios sobre o Desenvolvimento para Sigmund Freud;
  • Biografia de Sigmund Freud;
  • Processos Psíquicos: Consciente e Inconsciente;
  • Estrutura da Personalidade;
  • Recalque e Sublimação;
  • Métodos utilizados na Psicanálise: Associação livre e os Sonhos;
  • Fases do desenvolvimento Psicossexual;
  • Complexo de Édipo;
  • Complexo de Castração;
  • Princípios sobre o desenvolvimento para Jean Piaget;
  • Biografia de Jean Piaget;
  • Epistemologia genética;
  • Abordagem Construtivista;
  • Princípios sobre o desenvolvimento para Lev Semenovitch Vygotsky;
  • Biografia de Lev Semenovitch Vygotsky;
  • Inteligência do ponto de vista interacionista;
  • Afetividade na educação infantil;
  • Referências Bibliográficas.
Avaliação e certificado
  • Para os cursos em que não há Prova, deverá ocorrer 100% de estudo do conteúdo para emissão do Certificado Digital de participação.
  • Para os cursos em que há Prova, a média mínima de aprovação é de 60% para que receba o Certificado Digital.
Conheça melhor o Portal Educação e nossa metodologia de ensino.
Saiba mais sobre nosso processo de avaliação e certificação, e as regras de normatização do MEC.
PORTAL EDUCAÇÃO: O Melhor e Mais Premiado Ensino a Distância do Brasil
1.654.118Cursos realizados
738.806Pessoas qualificadas
50Prêmios recebidos

Para receber o conteúdo programático deste curso por e-mail, preencha o campo abaixo:

Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.