Curso Online de Psicologia e Desenvolvimento dos Bebês
Compreender aspectos gerais do desenvolvimento humano e, em específico, o desenvolvimento ideal dos bebês e o importante papel da comunicação entre mãe-bebê.
Carga horária: 160 Horas
Início a partir de: Hoje
Curso disponível por: 60 dias
Confira os preços e descontos exclusivos com nossos consultores.
Central de Vendas WhatsApp: (11) 96861-3026.
Fale agora por chat, ligue para 0800 707 4520 ou
- Certificado Digital
- Tutoria Online
- Material em PDF
-
12x R$ 24,17
à vista R$ 289,99
- EM BREVE!
* Curso restrito para graduados e estudantes da área mediante documentação.
Profissionais, estudantes e profissionais das áreas de psicologia interessados em conhecer a psicologia do desenvolvimento.
- MÓDULO 1
- Introdução
- Como vai o bebê?
- Histórico dos estudos relacionados ao bebê;
- Desenvolvimento normal e anormal em duas visões: desenvolvimentista e psicanalítica;
- Visão desenvolvimentista;
- Perspectivas do desenvolvimento;
- O desenvolvimento segundo vários autores;
- Desenvolvimento físico inicial;
- Desenvolvimento motor;
- Desenvolvimento cognitivo;
- Desenvolvimento psicossocial;
- Desenvolvimento do bebê;
- O desenvolvimento segundo Piaget;
- Visão psicanalítica;
- A função do brincar no desenvolvimento infantil;
- O brincar em Melanie Klein;
- O brincar em Winnicott;
- Palavra da autora;
- MÓDULO 2
- Prevenção e antecipação;
- Tipos de prevenção;
- Tratamento psicanalítico em bebês;
- Segundo estudos de Myriam Szejer;
- Segundo estudos de Rosine Debray;
- Considerações;
- MÓDULO 3
- A observação como método e casos clínicos;
- De feto a criança - estudo da doutora Alessandra Piontelli;
- A mãe como facilitadora do desenvolvimento saudável;
- Interação mãe-bebê;
- Experiências na maternidade;
- Constituição psíquica: o nascimento do sujeito;
- Desenvolvendo os laços afetivos: o apego;
- Apego e teoria Winnicottiana - contextualizações atuais;
- Palavra da autora;
- MÓDULO 4
- A comunicação entre a mãe e o bebê;
- Algumas dicas à mãe, ao psicólogo e aos demais cuidadores;
- Os porquês... dos adultos (revista veja, 1998);
- MÓDULO 5
- Conceito de psicologia do desenvolvimento;
- Histórico do desenvolvimento da infância desde a idade média até os dias de hoje;
- A importância do estudo da psicologia do desenvolvimento;
- Fatores que influenciam o desenvolvimento humano;
- Aspectos do desenvolvimento humano;
- Determinantes do desenvolvimento psíquico;
- Relações entre desenvolvimento cognitivo e afetivo;
- Contribuições da psicanálise para o estudo do desenvolvimento psíquico;
- Contribuições da genética para o desenvolvimento humano e as influências da hereditariedade e o ambiente para o indivíduo;
- MÓDULO 6
- Desenvolvimento pré-natal;
- Período do embrião;
- Período do feto;
- O processo de nascimento;
- Trabalho de parto;
- Complicações no processo de nascimento;
- Psicologia da gravidez;
- A maternidade;
- O recém-nascido: suas capacidades sensoriais;
- O bebê e o primeiro ano de vida;
- MÓDULO 7
- Introdução;
- Desenvolvimento físico, motor, perceptivo, cognitivo, social e da personalidade da criança de 0 a 2 anos;
- Desenvolvimento físico;
- Desenvolvimento motor;
- Desenvolvimento perceptivo;
- Desenvolvimento cognitivo;
- Desenvolvimento da linguagem;
- Desenvolvimento social e da personalidade;
- Emoções;
- Teoria do apego;
- Desenvolvimento físico, motor, cognitivo, da linguagem, social e da personalidade da criança pré-escolar (2 a 6 anos);
- Desenvolvimento físico;
- Desenvolvimento motor;
- Desenvolvimento cognitivo;
- Desenvolvimento da linguagem;
- Desenvolvimento social e da personalidade;
- A influência na criação dos filhos;
- Desenvolvimento físico, motor, cognitivo, social e da personalidade da criança pré-escolar (6 a 12 anos);
- Desenvolvimento físico;
- Desenvolvimento motor;
- Desenvolvimento cognitivo;
- Desenvolvimento social e da personalidade;
- Princípios sobre o desenvolvimento para Winnicott;
- Quem foi Winnicott?
- Concepções do desenvolvimento emocional e físico da criança;
- Relação entre mãe e bebê;
- Relação da criança com a família;
- Diferenças de uma criança normal para uma delinquente;
- A criança e o brincar;
- Princípios sobre o desenvolvimento para Melaine Klein;
- Biografia de Melaine Klein;
- Características da análise Kleiniana;
- Princípios sobre o desenvolvimento para Arminda Aberastury;
- Trajetória e lógica profissional da autora Arminda Aberastury;
- Pontos relevantes na psicologia do adolescente;
- MÓDULO 8
- Adolescência: desenvolvimento físico, cognitivo, social e da personalidade do adolescente;
- Desenvolvimento físico;
- Desenvolvimento cognitivo;
- Desenvolvimento social e da personalidade;
- Adolescente e o mundo do trabalho;
- A vida adulta: desenvolvimento físico, cognitivo, social e da personalidade do adulto;
- Desenvolvimento físico;
- Desenvolvimento cognitivo;
- Educação e o mundo do trabalho;
- Desenvolvimento social e da personalidade;
- Meia idade: desenvolvimento físico, cognitivo, social e da personalidade do adulto;
- Desenvolvimento físico;
- Desenvolvimento cognitivo;
- Educação, trabalho e lazer;
- Desenvolvimento social e da personalidade;
- Terceira idade: desenvolvimento físico, cognitivo, social e da personalidade do idoso;
- Desenvolvimento físico;
- Desenvolvimento cognitivo;
- Desenvolvimento social e da personalidade;
- A Morte e o Morrer;
- MÓDULO 9
- Princípios sobre o Desenvolvimento para Sigmund Freud;
- Biografia de Sigmund Freud;
- Processos Psíquicos: Consciente e Inconsciente;
- Estrutura da Personalidade;
- Recalque e Sublimação;
- Métodos utilizados na Psicanálise: Associação livre e os Sonhos;
- Fases do desenvolvimento Psicossexual;
- Complexo de Édipo;
- Complexo de Castração;
- Princípios sobre o desenvolvimento para Jean Piaget;
- Biografia de Jean Piaget;
- Epistemologia genética;
- Abordagem Construtivista;
- Princípios sobre o desenvolvimento para Lev Semenovitch Vygotsky;
- Biografia de Lev Semenovitch Vygotsky;
- Inteligência do ponto de vista interacionista;
- Afetividade na educação infantil;
- Referências Bibliográficas.
- Para os cursos em que não há Prova, deverá ocorrer 100% de estudo do conteúdo para emissão do Certificado Digital de participação.
- Para os cursos em que há Prova, a média mínima de aprovação é de 60% para que receba o Certificado Digital.
Saiba mais sobre nosso processo de avaliação e certificação, e as regras de normatização do MEC.